Mulheres em Vanguarda
Traduzir o Portal News: 

Famílias atendidas pelo Bolsa Família consumem mais alimentos

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

 

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEc) do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) concluiu que as famílias atendidas pelo Bolsa Família realmente apresentam um consumo maior de alimentos, principalmente os da cesta básica, em comparação com as famílias que não são atendidas pelo programa. Da mesma forma, o estudo mostrou que a proporção de famílias com crianças que apresentam Índice de Massa Corpórea (IMC) compatível com a idade é maior entre os atendidos pelo Bolsa Família.

A pesquisa "Avaliação de Programas Sociais: Uma Análise do Impacto do Bolsa Família sobre o Consumo de Alimentos " foi apresentada como defesa de dissertação pela aluna Juliana Carolina Frigo Baptistella, do PPGEc, e teve como objetivo avaliar o impacto do Programa Bolsa Família no consumo de alimentos das famílias beneficiadas.

Foram utilizados dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008/2009 do IBGE e analisadas as famílias pobres com crianças entre os seus membros, quanto ao consumo de alimentos das famílias beneficiadas (grupo de tratamento) e não beneficiadas (grupo de controle) pelo programa. A partir do método de propensity score matching, realizou-se o pareamento entre essas famílias de modo que se pode comparar unidades de observação muito semelhantes quanto às suas características observáveis. Dada a estimativa do consumo adicional de alimentos resultante do recebimento do Bolsa Família, procurou-se estabelecer uma relação entre esse consumo e a segurança alimentar.

Segundo a professora Andrea Rodrigues Ferro, do Departamento de Economia da UFSCar (DEco), orientadora da pesquisa, o Bolsa Família foi considerado capaz de atingir um de seus objetivos, que é o de evitar a situação de insegurança alimentar. "Na prática, o estudo mostra que o dinheiro público gasto no programa é revertido para aquilo que deve - ou seja, gasta-se o dinheiro para o benefício da família", afirma.
A pesquisa também comprova que uma das críticas feitas ao Bolsa-Família - o uso do dinheiro para o consumo de bebidas alcoólicas - não tem fundamento pois, segundo os dados da pesquisa, o gasto com esse tipo de produto é menor nas famílias que recebem o benefício. “Isso derruba o mito de que os pais gastam o dinheiro do Bolsa Família com bebidas", conclui a professora Andrea.

"Na prática, o estudo mostra que o dinheiro público gasto no programa é revertido para aquilo que deve - ou seja, gasta-se o dinheiro para o benefício da família

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Áudio News

Tempo

Radar

RadarMóvel.com.br - Fique de olho!

Plantão G1