Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de João Ramalho/SP e no Brasil.

Domingo, 08 de Dezembro de 2024
Câmara aprova admissibilidade de PEC sobre imunidade parlamentar

Política 0 Acessos

Câmara aprova admissibilidade de PEC sobre imunidade parlamentar

Texto está na pauta de votação desta quinta-feira

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 154, com duas abstenções, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, que restringe a prisão em flagrante de parlamentar somente se relacionada a crimes inafiançáveis listados na Constituição, como racismo e crimes hediondos.

O parecer da relatora, Margarete Coelho (PP-PI) foi designada relatora de plenário em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que ainda não foi designada. Nesta quinta-feira, haverá uma reunião de líderes partidários às 10h para tentar encontrar um maior consenso sobre o mérito da matéria. O texto está na pauta para ser votado em sessão que começa às 15h de amanhã.

Segundo a relatora, haverá algumas mudanças no texto da PEC, como as questões da inelegibilidade e as condições para a prisão em flagrante.

Publicidade

Leia Também:

O texto original da PEC também proíbe a prisão cautelar por decisão monocrática, aquela tomada por um único ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como aconteceu com o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), cuja prisão foi decretada inicialmente pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada pelo Pleno da Corte. 

Com a restrição imposta pela PEC, somente poderá haver prisão em flagrante nos casos citados explicitamente pela Constituição: racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático e atualiza a Constituição com interpretação dada pelo Supremo de que o foro privilegiado se refere apenas a crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados às funções parlamentares.

* Com informações da Agência Câmara

FONTE/CRÉDITOS: Agência Brasil - Brasília
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Comentários:
AVMF

Publicado por:

AVMF

Saiba Mais

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal News no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
LANCHONETE MEGUSTA

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )